Como conseguir clientes para depilação e sobrancelha

Clientes

Ao abrir um negócio no ramo da estética, em depilação e/ou design de sobrancelha, o primeiro pensamento que provavelmente você terá é: como atrair novos clientes para o meu espaço?

Seja dentro de um salão de beleza ou clínica de estética, ou em domicílio (na sua própria casa), é preciso entender que não há uma fórmula mágica que trará clientes da noite para o dia.

Para você que está iniciando na área de depilação e sobrancelha, é importante estar ciente de que o seu retorno não será imediato.

Atrair e conquistar a clientela leva certo tempo e exige todo um trabalho, além de simplesmente oferecer os seus serviços e esperar que as pessoas retornem.

fila-300x190 Como conseguir clientes para depilação e sobrancelha

Quero abrir um negócio. O que faço?

Primeiramente, é preciso ter consciência de que você não pode abrir um negócio dependendo do dinheiro dos futuros clientes.

Este é um dos erros mais comuns que novos empreendedores cometem e do qual você deve fugir para não meter os pés pelas mãos.

Dentro da administração de empresas, existe algo chamado ‘capital de giro’ e que, de forma resumida, significa que você precisa custear os primeiros meses do seu negócio (de 3 a 4 meses, sendo o ideal acima de 6 meses) até que ele comece a gerar lucros.

Ou seja, você precisa juntar dinheiro suficiente para abrir o seu espaço e arcar com as despesas durante algum tempo.

Assim você tem mais segurança e evita aquele desespero de ver o caixa vazio e as contas acumulando no final do mês.

Agora, caso você não tenha dinheiro, mas está na fase de arriscar e quer de qualquer maneira abrir o seu negócio em depilação e sobrancelha, o recomendado é que comece com a menor estrutura possível e corte todos os gastos desnecessários, incluindo os da sua vida pessoal.

Tenha o material necessário para trabalhar e alguns outros equipamentos possam te auxiliar, e apenas isso. Vá juntando dinheiro e quando tiver uma boa quantia e estiver segura, parta para algo maior.

Busque conhecimento e experiência, saiba a hora de tomar a decisão certa. Esperar muito para agir pode ser tão prejudicial quanto agir cedo demais. O ‘Feeling’ nesse momento é fundamental.

Sempre aprimore seus conhecimentos. Saiba mais.

Como conseguir clientes para depilação e sobrancelha?

Você finalmente conseguiu abrir o seu próprio espaço e chegou o momento de divulgar o seu trabalho.

Mais do que aprender como atrair clientes para depilação e sobrancelha, também é preciso aprender como fidelizá-los. Afinal, não adianta receber milhares de clientes e depois nenhum deles voltar, certo?!

Passar confiança, não só com os serviços prestados, mas na forma como você se relaciona com o cliente e o atende, com certeza, é um diferencial e o que vai te destacar em meio a tanta concorrência.

Outra dica importante em como conseguir clientes para depilação e sobrancelha é se perguntar sempre: “O que eu posso fazer para este cliente se lembrar de mim?”. Tenha em mente essa pergunta em TUDO o que você fizer.

Além disso, pense sob a perspectiva do cliente e procure entender como ele enxerga o seu negócio.

Isso lhe dará a oportunidade de fazer melhorias, pensando em como agradar os seus clientes e fidelizá-los, bem como atrair mais.

Confira abaixo 7 dicas de como conseguir clientes para depilação e sobrancelha, e tornar o seu negócio um sucesso!

1 – Faça o cliente saber sobre você

Aproveite todas as oportunidades para divulgar os seus serviços.

Mais do que banners, fachada e boca a boca, aposte também em folhetos bem chamativos e trabalhados (nesta hora não vale economizar no design e impressão, hein?!) e, principalmente, invista pesado na internet.

Hoje em dia, a internet tem um papel fundamental no marketing do seu negócio, pois, cerca de 80% das pessoas buscam referências na internet antes de comprar um serviço ou um produto.

Então, se você quer atrair a clientela e passar credibilidade em seus serviços, tenha uma conta no Instagram, Facebook e no Twitter.

fila-300x190 Como conseguir clientes para depilação e sobrancelha

O Google+ tem um serviço chamado “Meu negócio”, nele você coloca sua localização e todas as informações que desejar. Assim uma pessoa que pesquisar no Google e estiver no seu bairro irá encontrar você rapidamente.

2 – Disponibilize informações/dados sobre você

O cliente encontrou a sua página no Google, Facebook ou Instagram, e agora?

Há um telefone para o qual possa ligar ou algum outro meio de falar com você? De que adianta conseguir chegar até um cliente em potencial, se não tem como ele entrar em contato?

Por isso é muito importante checar todos os seus “pontos de contatos”, tanto nos meios de divulgação, quanto com os clientes que visitam o seu espaço. Confira sempre se o telefone, endereço e serviços oferecidos estão corretos.

Verifique também em sites como Apontador, Kekanto e outros de listagens se os seus dados estão devidamente atualizados.

3 – Facilite o contato e o agendando do cliente

Com toda a correria do dia a dia, a maioria dos clientes têm o tempo bastante apertado e se limitar apenas ao horário comercial para atender ligações e fazer agendamentos pode ser prejudicial aos negócios.

Contratar alguém somente para o atendimento também pode não ser o suficiente, além de custar mais caro.

Então, uma dica interessante é utilizar o Facebook para conversar com clientes e para fazer os agendamentos. Afinal, muitos deles passam horas do dia por lá.

Outra sugestão bem interessante é apostar em sistemas de agendamento online.

fila-300x190 Como conseguir clientes para depilação e sobrancelha

Geralmente, esses sistemas podem substituir a necessidade de um website e, utilizados conjuntamente com redes sociais, torna mais barata e eficiente a presença na internet.

Além disso, promove os seus serviços e é uma excelente maneira de atender clientes na parte da noite, aos finais de semana, assim como controlar toda agenda e informações de clientes no mesmo lugar.

4 – Ajude o cliente a chegar no seu estabelecimento

Os truques de como conseguir clientes para depilação e sobrancelha não estão apenas no marketing que você faz.

Peças bonitas, boas informações dos seus serviços, agendamento online não servirão de nada se o cliente tiver problemas para chegar ao seu estabelecimento. Não deixe que isso arruíne a boa imagem que criou.

Assim sendo, ajude o cliente a se localizar. Confira sempre se o mapa do seu salão no está correto no Google Maps, mantenha a fachada (rua, vitrine, placas e etc) do seu estabelecimento sempre limpa e impecável, e, se quiser surpreender, faça uma fachada diferente.

fila-300x190 Como conseguir clientes para depilação e sobrancelha

Algo colorido, desenhos diferentes ou até mesmo flores são boas opções.

Caso esteja em lugar de difícil acesso, ajude o cliente a estacionar ou indique opções de estacionamento por perto.

Ao longo do tempo e quando o negócio for crescendo, uma ideia bacana é fazer parcerias com desconto com esses estacionamentos.

5 – Mais do que bons serviços, ofereça um ambiente agradável

fila-300x190 Como conseguir clientes para depilação e sobrancelha

A primeira impressão é a que fica e está entre um dos fatores que farão o cliente voltar no futuro ou não.

Por essa razão, preze sempre pela higiene do seu estabelecimento e incremente o ambiente – sem exageros – para torná-lo mais agradável.

Quadros de parede, por exemplo, são uma excelente opção para deixar o espaço mais bonito, assim como cores fortes e iluminação diferente.

Colocar fundo musical também é ótimo para tornar o ambiente relaxante e prazeroso, só tome cuidado com rádios e músicas barulhentas.

Há opções de rádios online e sites como o Grooveshark onde você pode criar gratuitamente listas de música.

Neste caso, é bom estar atenta sobre quais músicas estão fazendo mais sucesso e que possivelmente as clientes gostarão de ouvir.

fila-300x190 Como conseguir clientes para depilação e sobrancelha

Servir um chazinho ou aquele café fresquinho é um mimo que todos gostam e não sai de moda.

Não se esqueça de deixar revistas disponíveis para leitura enquanto a clientela espera e também o sinal da internet aberto.

6 – Ao sair do estabelecimento

Pergunte como a cliente se sente, se gostou do serviço ou tem alguma sugestão.

Mostrar interesse na satisfação da cliente é algo que agrada muito, pois dá a sensação de que você se preocupa com ela.

Aproveite também que ela está feliz com o bom trabalho e dê “ferramentas’ para que faça indicação para amigas e conhecidas.

Oferecer brindes como uma promoção para compartilhar na sua rede social ou simplesmente uma balinha, também é uma excelente maneira de incentivar que esta cliente volte.

Além disso, mantenha um histórico de seus clientes: qual a data da visita, qual a última vez, quantas vezes, qual serviço fez, o que achou e etc.

fila-300x190 Como conseguir clientes para depilação e sobrancelha

Essas informações são valiosas e te ajudarão a ter uma ideia de quais são os seus clientes mais fiéis.

Estes clientes são os que mais a ajudarão a encontrar novos clientes, então trate-os melhor ainda que os clientes normais. Cartão de fidelidade (com um serviço gratuito após 5 visitas, por exemplo).  Uma lembrancinha no aniversário também é muito legal!

7 – E depois?

Convide a cliente para interagir com suas redes sociais e sugira a facilidade do agendamento pela internet.

Além disso, invista tempo ligando ou mandando e-mails em datas especiais, pois isso mostra que você se importa além da relação profissional/cliente.

Pense sempre em como você pode tratá-la de forma especial e isto pode ajudar a melhorar os serviços e aumentar o retorno dos clientes.

Agora que você saber como conseguir clientes para depilação e sobrancelhas e também como fidelizá-los, mantenha o foco e se esforce para fazer o seu negócio prosperar cada vez mais.

Claro que controlar o atendimento, fazer o marketing da empresa, controlar estoque, contabilidade, fazer os seus próprios serviços de depilação e sobrancelha e entre outras responsabilidades pode ser difícil, mas – com certeza – trará ótimos rendimentos no futuro.