Como se formar depiladora profissional

Depiladora Profissional

 

A depilação profissional tem ganhado cada vez mais destaque e são várias as mulheres que, atrás de sua independência financeira ou complementar a renda com algum ganho extra, desejam saber como se formar depiladora profissional e capacitar-se para esse trabalho.

Por estar super em alta, a depilação tem sido muito procurada.

Principalmente por mulheres que não dispensam estar com um visual sempre bonito e livre de pelos.

Com grandes oportunidades de lucro e campo de trabalho, atuar como depiladora profissional ainda abre portas para montar o próprio negócio e assim tornar-se uma empreendedora, a própria patroa.

O mais interessante do segmento de beleza no Brasil é que, apesar da crise, o mercado pouco é afetado.

Já que a mulherada sempre vai encontrar uma brechinha para cuidar da aparência e buscar um bom profissional para isso.

Em outras palavras, entrar no ramo da depilação é garantia de dinheiro no bolso.

No entanto, o caminho de como se formar depiladora profissional é árduo e requer determinação e esforço.

Afinal, por estar em destaque, a área da depilação vem se transformando em algo bastante competitivo e com diversas ofertas para os clientes.

 

Onde é possível trabalhar?

O campo de atuação para uma depiladora profissional é bastante amplo.

É possível trabalhar diversos lugares, como: salões de beleza, clínicas estéticas, spas, hotéis, à domicílio (de maneira independente) e entre tantos outros.

Até mesmo algumas barbearias estão apostando nesse tipo de serviço, uma vez que o público masculino está cada vez mais vaidoso.

A depilação é oferecida para os homens que sofrem com pelos encravados na barba ou na sobrancelha, ou simplesmente gostam de um visual mais limpo, livre de qualquer pelagem.

Outro ponto importante é aprender variadas técnicas para agradar todos os tipos de clientes e atender suas diferentes necessidades.

Depilação-300x200 Como se formar depiladora profissional

Quanto fatura uma depiladora profissional?

Geralmente, quando a depiladora trabalha em um salão de beleza, por exemplo, o seu ganho é em cima de comissões. Algo entre 60% do valor cobrado pelo serviço.

Mas há casos e casos, obviamente. Conforme dados do SINE (Site Nacional de Empregos), o salário médio de uma depiladora nível pleno é em torno R$ 1.313,08.

Contudo, esse valor pode chegar até R$ 2.500,64 para a função master em uma companhia de grande porte.

Para depiladoras que trabalham atendendo em casa, a margem de ganho é maior, já que o lucro é 100% individual.

Porém, o rendimento depende inteiramente da quantidade de clientes e da qualidade dos serviços. Se for bem feito, a possibilidade de manter uma clientela fiel e assim conseguir indicações é alta.

Ademais, é preciso levar em conta que trabalhar em casa também gera gastos e que parte do lucro deve ser revertido para materiais e outras despesas.

Pois, diferente de um salão ou empresa que é equipado para os procedimentos, em casa é preciso preparar o ambiente para realizar adequadamente o trabalho.

Depilação-300x200 Como se formar depiladora profissional

Como se formar depiladora profissional?

O primeiro passo é, sem dúvida, investir em um bom curso profissionalizante.

Atualmente, são várias as empresas e escolas de estética – e até institutos do governo – que oferecem cursos, treinamentos e consultorias voltados para a área da depilação e a formação de profissionais capacitados para exercer esse trabalho.

O valor do curso pode variar de lugar para lugar e sua duração é, em média, de 3 a 4 meses.

Há também opções de cursos à distância, pela internet, para quem não dispõe de tempo ou não encontrou o curso em sua cidade.

Contudo, neste caso, é necessário cuidado redobrado e uma boa pesquisa antes de fazer a inscrição, para não cair em cilada. Pois, infelizmente, a internet está repleta de pessoas aproveitadoras.

Tanto para o curso presencial quanto para o online, procure pesquisar bem a empresa na qual está interessada.

Se tem boas referências, reclamações em algum órgão do consumidor e outros detalhes desse tipo. Além disso, analise aspectos como a carga horária, infraestrutura, se os professores são capacitados, etc.

Quanto mais você pesquisar e estiver ciente do que a escola e o curso têm a lhe oferecer, maiores são as chances de se formar depiladora profissional.

O segundo passo de como se formar depiladora profissional é a experiência.

Como dizem “a prática leva a perfeição”, e é dessa maneira que você se tornará uma excelente profissional do ramo, praticando muito e adquirindo vivencia no ramo.

Depilação-300x200 Como se formar depiladora profissional

Quais as técnicas uma depiladora profissional deve saber?

A área da depilação está em crescente expansão e para destacar-se nesse mercado cada vez mais competitivo, é essencial conhecer as diferentes técnicas de depilação.

Afinal, a profissional que domina essas técnicas – consequentemente – tem ainda mais campo de atuação e pode alcançar bons resultados.

Veja abaixo quais são as principais técnicas ensinadas nos cursos de depilação profissional:

⦁    Fisioanatomia dos tipos de pele e pelos;

⦁    Cera quente, fria e  roll-on;

⦁    Depilação íntima:

⦁    Peeling com produto natural;

⦁    Depilação artística;

⦁    Clareamento com argila;

⦁    Banho de lua;

⦁    Massagens terapêuticas (geralmente é opcional).

 

Os materiais necessários para depilar

Além de dominar diferentes técnicas de depilação, ter os materiais necessários para fazer um bom serviço é essencial.

Hoje em dia, existem muitos equipamentos voltados para a depilação, porém, há um kit básico que é perfeito para quem está começando na área e pretende se formar depiladora profissional.

Apesar de o investimento inicial não ser barato, os materiais são duráveis – no caso de aparelhos eletrônicos.

Para dar início ao trabalho e desenvolvê-lo bem, é preciso ter uma panela (aquela usada para derreter a cera quente), um pacote de banda (o “papelzinho” para puxar a cera e os pelos), um pacote de palito para aplicar e espalhar a cera e ao menos dois roll-ons, sem contar a maca onde os clientes sejam atendidos.

Optar por boas marcas e produtos de qualidade também é importante, para não correr o risco de machucar a pele do cliente ou até mesmo se machucar.

Além do mais, ao comprar produtos de boa qualidade, você tem a garantia de uma maior duração.

 

Dicas para se tornar uma depiladora de sucesso 

Agora que você sabe como se formar depiladora profissional, os materiais que precisa e como escolher e investir em um curso profissionalizante que melhor atenderá as suas expectativas, veja abaixo algumas dicas de como se tornar uma depiladora de sucesso, bem como consolidar o seu nome no mercado e ter ótimos ganhos com os seus serviços.

 

– Organização e higiene

É indispensável que você mantenha todas as precauções de higiene e organização, já que esse tipo de serviço apresenta risco de transmissão de doenças.

Cuidar de detalhes da limpeza, conservando o espaço e equipamento de trabalho sempre limpos faz toda a diferença com clientes que são muito cuidadosas com isso.

Quando você mantém um padrão de higiene e organização, com certeza terá a preferência da freguesia.

Depilação-300x200 Como se formar depiladora profissional

– Contatos

Ter uma rede de contatos é a melhor maneira de vender o seu serviço.

Por essa razão, construa um bom relacionamento com a clientela e não meça esforços para fazer sempre um excelente trabalho, seja atenciosa e preze pelo bem-estar dos seus clientes.

A união de simpatia com serviço de qualidade é o que lhe trará boas referências e cada vez mais clientes indicados por aqueles que você já atendeu (ou atende).

 

– Divulgação

Não é a toa que dizem que a propaganda é a alma do negócio.

Investir na divulgação do seu trabalho como depiladora é fundamental para atrair mais clientes.

Além do boca-boca, aposte em banners, flyers, cartões de visita e, principalmente, em anúncios nas redes sociais.

A internet é o melhor lugar para conquistar o mercado!

 

– Atualização constante

Outro detalhe muito importante no processo de como se formar depiladora profissional é estar atualizada sobre as tendências, conforme o que as temporadas apresentam e os clientes procuram.

Construir uma formação continuada e explorar as novidades do mercado fará com que você consiga lucrar mais e atender melhor os seus clientes.

 

– Atendimento

Como dito acima, recepcionar o cliente de maneira educada e agradável é o que garantirá – além do bom serviço – se ele voltará ou não.

A seguir, confira 6 pequenos e simples truques para fazer o atendimento da sua clientela:

  1. Quando o cliente chegar, atenda-o com profissionalismo e simpatia;
  2. De forma segura e determinada, oriente-o sobre os procedimentos que serão feitos e tire todas as suas dúvidas;
  3. Seja atenciosa e gentil, porém discreta. E principalmente paciente e pontual;
  4. Não faça – em hipótese alguma – indicação de qualquer tipo de medicamento;
  5. Caso o cliente queira, converse e lhe dê toda a atenção (evitando falar de sua vida pessoal e seus problemas). Caso contrário, converse somente o necessário;
  6. Cadastre-o em uma ficha, anotando todos os dados necessários.

Depilação-300x200 Como se formar depiladora profissional

– Jogo de cintura

Ser uma depiladora profissional é ter domínio sobre todos os problemas que possam aparecer durante o seu trabalho ou mesmo em relação ao atendimento e contato com os clientes.

É preciso ter jogo de cintura para achar maneiras de resolver contratempos e não adiar – sob hipótese alguma – as soluções.