Como se formar designer de sobrancelha profissional

As sobrancelhas são expressivas e extremamente importantes para o equilíbrio do rosto, não é à toa que são popularmente conhecidas como “a moldura dos olhos”.

Uma sobrancelha bem feita e desenhada faz toda a diferença, pois valoriza, não só o visual, como também o olhar e mantem a aparência sempre harmonizada.

Logo, o cuidado com as sobrancelhas se tornou tão indispensável quanto o cuidado com a pele ou os cabelos, por exemplo.

Mulher3-300x200 Como se formar designer de sobrancelha profissional

À fim de prevenir falhas ou até mesmo arruiná-las, as mulheres estão mais preocupadas com as sobrancelhas, principalmente aquelas que já têm os fios naturalmente falhados ou que, por um pequeno deslize, acabaram alterando o desenho original e tendo um resultado pra lá de desastroso.

A procura por profissionais especializados no ramo de design de sobrancelha aumentou bastante nos últimos tempos, afinal, as técnicas do design levam em consideração vários detalhes, como: o formato do rosto e o desenho que melhor se adequa a ele.

Além disso, delineia perfeitamente as sobrancelhas, evitando excessos e deixando a aparência de qualquer pessoa mais bonita.

Design de sobrancelhas: a nova tendência no mercado de beleza

Entre as diversas áreas da beleza, uma que vem ganhando bastante destaque e também a atenção dos clientes é o Design de Sobrancelhas.

O cuidado e tratamento com as sobrancelhas se tornou importantíssimo para muitas mulheres, isso porque – como dito acima – as sobrancelhas são o equilíbrio do rosto.

O mercado da beleza aqui no Brasil continua crescendo e apresentando índices realmente satisfatórios, tornando-o bastante visado por novos empreendedores ou simplesmente por pessoas que desejam se especializar nesse ramo.

Atualmente, a área de Design de Sobrancelhas é a mais procurada e por quase não haver profissionais capacitados, existem muitas oportunidades de atuação e também de conseguir uma boa renda com esse tipo de trabalho.

Como se formar designer de sobrancelha profissional?

Considerada a profissão do futuro dentro do ramo da beleza, ser designer de sobrancelha profissional é certeza de espaço no mercado de trabalho e reconhecimento. E é claro, de bons ganhos financeiros.

O design de sobrancelha está sendo muito mais valorizado e é um dos serviços mais requisitados em salões de beleza e/ou clínicas de estéticas, isso porque os clientes agora buscam por um profissional específico, diferente de anos atrás que até uma manicure ou depiladora fazia o trabalho de limpar a sobrancelha.

Se você quer abrir o seu próprio negócio ou mesmo aprender uma nova profissão, e assim ter uma renda fixa trabalhando apenas em casa, ou se já trabalha na área da beleza ou não tem experiência alguma no ramo, aqui você vai descobrir como se formar uma designer de sobrancelha profissional:

Procure um curso profissionalizante

Eis aqui o primeiro e mais importante passo de como se formar designer de sobrancelha profissional: procure um curso profissionalizante.

O curso de Designer de Sobrancelha lhe ensinará todas as técnicas necessárias para atuar na área e agradar os mais variados tipos de clientes, assim como os resultados que desejam.

Além de aprender a utilizar adequadamente uma pinça, você também terá aulas de visagismo, a fazer o traçado perfeito da sobrancelha, tipos e medidas de sobrancelhas (e olhos), entre outros truques para realçar o olhar de cada cliente.

Alguns cursos também oferecem técnicas de sobrancelha de rena.

Ofereça serviços de qualidade

Para conquistar clientes e a fidelidade deles, é preciso oferecer serviços de qualidade.

Dessa forma, o seu nome ganhará uma boa reputação no mercado e você conseguirá bons rendimentos com o seu trabalho de Designer de Sobrancelhas.

Mais do que encontrar o desenho ideal para cada rosto e realçar a beleza natural, moldando uma expressão mais bela, elegante e personalizada para cada tipo de cliente, aqui estão alguns dos serviços que você pode ofertar:

  • Aplicação do design de sobrancelha: técnicas personalizadas aliadas ao visagismo respeitando os aspectos do rosto de cada cliente, como: linhas de expressão, simetria facial, quantidade, cor e tipo dos fios, e identidade pessoal;
  • Manutenção da sobrancelha: este serviço consiste em reaplicar o design personalizado, fazer a limpeza, pintura, hidratação e finalização das sobrancelhas. Ou seja, é o que mantem o visual ideal para o rosto;
  • Serviços de correção: remoção de pigmento, despigmentação a laser, permanente de cílios, desondulação das sobrancelhas e entre outros serviços.

Tenha bons materiais para trabalhar

Com a grande procura por profissionais habilitados em design de sobrancelhas, é importante se sobressair tanto na variedade de técnicas como também adquirir bons materiais, que garantam que você consiga fazer o seu trabalho de maneira correta e ofereça sempre um serviço de qualidade aos seus clientes.

O investimento inicial não é tão alto e é possível encontrar todos os materiais em lojas especializadas em instrumentos e outros apetrechos de beleza.

Na lista abaixo, veja tudo o você precisa para se tornar uma excelente designer de sobrancelha profissional:

  • Pinças com ponta quadrada – são as mais indicadas para o início do trabalho, pois conseguem retirar mais de um fio ao mesmo;
  • Ponta diagonal – impede a quebra dos fios e facilita a retirada em locais mais difíceis;
  • Pontuda – remove os pelos pequenos ou encravados;
  • Pinças com luz – estas são novidade no mercado. Perfeitas para depilar a sobrancelha, pois tem uma pequena luz LED integrada;
  • Tesourinha de ponta reta – ideal para aparar os pelos maiores;
  • Escovinha – utilizada para pentear os fios das sobrancelhas, para cima e/ou para baixo, auxiliando a aparar os pelos mais compridos;
  • Lápis – serve tanto para fazer as demarcações dos pontos quanto para disfarçar regiões com falhas de pelos;
  • Navalha elétrica – usada para dar acabamento em regiões com penugem fina;
  • Paquímetro – instrumento utilizada para medir a sobrancelha;
  • Faixa/touca para cabelo – essenciais para não atrapalhar o momento do design;
  • Faixa de cabelo – recomendada para proteger os fios de produto que possam ser utilizados para o design.

Aprenda diversas técnicas

Quanto mais técnicas você souber, os mais diferentes tipos de clientes e necessidades poderá atender. Alguns dos procedimentos que estão fazendo bastante sucesso e chamando a atenção por ser “queridinhos” das famosas, são: micro pigmentação hiperrealista, fio a fio com highlight, alisamento de sobrancelhas e a própria hena.

Aqui recomendo um curso de microblading que você pode fazer pela internet em qualquer lugar do Brasil.

Para esses procedimentos, há um treinamento específico e o mais indicado é que você trabalhe em um salão ou clínica de estética, já que os materiais são um pouco mais caros que os materiais básicos.

Design X Limpeza de sobrancelhas: quais as diferenças?

Ao contrário do que muitos pensam, o Design de Sobrancelhas e a Limpeza de Sobrancelhas não são a mesma coisa.

É importante saber diferenciar as duas técnicas, já que ambas têm finalidades distintas e são indicadas para uma necessidade, o que vai de acordo com a cliente e o resultado que ela deseja.

De maneira resumida, a limpeza (ou depilação) de sobrancelhas consistem em retirar os pelos em excesso, que interferem no desenho natural do rosto.

São aqueles pelinhos que crescem e ficam espalhados entre os olhos, acima do nariz, e pela pálpebra.

Neste caso, é preciso ter cuidado durante a depilação, pois é fácil comprometer o formato das sobrancelhas se a retirada for em excesso.

O Design de Sobrancelha, por outro lado, tem como objetivo valorizar o desenho e dar profundidade ao olhar.

É ideal para os pelos longos, proporcionando maior leveza e assentando os pelos mais longos, sem deixá-los “arrepiados”.

Além disso, o design destaca os traços, a personalidade e a beleza das clientes, favorecendo a expressão e assim elevando a autoestima.

Mulher3-300x200 Como se formar designer de sobrancelha profissional

O que é Visagismo e por que ele é importante no Design de Sobrancelha?

O visagismo é a ciência que estuda as proporções do rosto e a adequação ao temperamento de cada pessoa, tendo como objetivo o equilíbrio entre o que o cliente é no interior e no exterior.

De origem francesa, o visagismo oferece uma variedade de técnicas que ajudam, inclusive, no autoconhecimento de cada um.

Além de levar em consideração aspectos da personalidade, para assim traçar a aparência mais agradável para o rosto, melhorando o bem-estar do cliente.

Hoje em dia, o visagismo e o design de sobrancelhas são grandes aliados, uma vez que o profissional desse ramo pode trabalhar na aparência do cliente conforme a sua individualidade, proporcionando um visual harmonioso, assim como um rosto mais expressivo, luminoso e emoldurado.

Onde uma designer de sobrancelhas pode atuar?

Uma ótima notícia para você que pretende entrar no ramo de Designer de Sobrancelha Profissional é que, no que se refere às oportunidades no mercado de trabalho, serviço não falta.

Exatamente! Para um designer de sobrancelhas, há espaço tanto em salões de beleza, clínicas de estética e spas, como também em hotéis, home care, etc.

O atendimento em domicílio também é bem comum e visado, além de cômodo, tanto para você profissional quanto para os clientes.

Já que facilita a vida deste e o material que você utiliza é fácil de transportar.

Caso você já tenha alguma experiência, uma alternativa é ensinar em escolas ou locais com cursos de beleza e estética.

Há vagas de trabalho também em academias, estúdios de foto e vídeo, e até mesmo em hospitais – para pacientes em tratamento de quimioterapia, por exemplo.

Para esse tipo de serviço em específico, você usaria uma técnica de cobertura de falhas utilizando a hena.